Saturday, July 12, 2014

Noções

Com essa desastrosa atuação do Brasil, algumas coisas foram aprendidas. Algumas noções têm que ser repensadas e mudadas.

Primeiro, obviamente, o fator CASA não foi benéfico para o Brasil. Não foi benéfico para o Brasil como não tem sido benéfico para muitos países nos últimos anos. De fato, a última seleção a ganhar a Copa sediando a mesma foi a França. É verdade que para a FIFA, isto é semi-desastroso, pois a noção de que é uma vantagem para um país sediar a Copa, em termos de colocação final, é certamente importante para convencer um país a gastar bilhões e ganhar muito pouco com a realização do evento, como foi o caso do Brasil. A Rússia que se cuide.

Diria que o principal fator que prejudica os países sede é justamente não participar das eliminatórias, e ter participação garantida. É o mínimo que a FIFA pode fazer para o país-sede, entretanto, obviamente prejudica. No caso do Brasil o problema tem sido histórico, exceto pelas Copas de 58 e 62. Sempre que tivemos participação garantida por ganhar a Copa, e nesta última Copa, por sediá-la, nos demos mal, com a exceção de 1998. Como o Brasil não participou das eliminatórias pré 98 e 2006, por ter ganho a Copa anterior, e pré 2014 por sediá-la fica óbvio que isto tem muito a ver.

Participar da eliminatória ajuda um time a ser formado e a ser competitivo. Os diversos amistosos e a meia-boca Copa das Confederações obviamente não ajudaram o Brasil. Sem contar o uso de dois técnicos com visões obviamente diferentes e dúzias de jogadores, muitos dos quais ninguém esperava ser convocados para a Copa.

Sendo assim, há uma certa luz no fundo do túnel. O próximo técnico terá uma fase classificatória pela frente, e se montar um time que não joga em função de Neymar, o Brasil pode ser apresentar bem na Rússia.

Diria inclusive que o Brasil deveria parar de convocar tantos jogadores que atuam no exterior. Além do salto alto, na realidade, alguns dos "estrangeiros" não são muito talentosos. Exemplo, Hulk. Fiquei chocado em saber que este jogador, que consegue me dar saudades de Paulo Cesar Caju e Denilson, outros dois fanfarrões, ganha 2 milhões de reais por mês! Não se trata de inveja de alguém que ganha menos. Se fosse um Ademir da Guia, um Dirceu Lopes, um Edu, jogadores que eram excepcionais, porém nunca ganharam fortunas, não acharia nada errado. Porém, Hulk não demonstrou ter muito talento e não foi eficaz. Quem sabe jogue melhor no seu time, porém, para mim merece uns 20.000 reais por mês e olhe lá...

Acho que seria preferível o Brasil montar uma equipe com jogadores locais, embora treinados com fundamentos alemães. Muitos dos nossos jogadores não são lá essa coisa, e além disso, atuam em diversos países diferentes. Imagino que as convocações sejam feitas com base em observações de olheiros - como o furado Gallo que recomendou a tática a ser usada pela Alemanha.

A noção, na realidade, verdade histórica de que nenhum time europeu ganha copa nas Américas parece prestes a cair por terra. Que me desculpem os argentinos, mas para mim a Alemanha é óbvia favorita, 70% contra 30% pelo menos.

Essa noção também tem sido útil para a FIFA. por uma razão óbvia, é muito menos custoso e mais fácil para torcedores europeus irem para uma Copa na Europa, assim como é menos custoso e mais fácil para os das Américas irem para uma Copa nas Américas. Se a quebra do tabú vai afetar o número de visitantes nas próximas Copas realizadas nesses continentes, fica a dúvida.

Portanto, esse mesma quebra de tabú é uma indicação de que as diversas teorias conspiratórias que veiculam no Facebook e internet em geral não passam de estória para boi dormir. Os brasileiros em geral são maus perdedores, e estas fábulas são um claro exemplo disso. A história Nike-Adidas é de morrer de rir. Para a FIFA, que tem que convencer governos a gastar bilhões, faria sentido o Brasil ganhar a Copa, e fazer crer que sediar a Copa é uma vantagem, do que manipular o resultado em favor da Alemanha! E também seria muito mais interessante ter uma final de americanos, e perpetuar o mito "europeu não ganha nas Américas".

Quem sabe esta realmente tenha sido a Copa das Copas, por derrubar tantos mitos ao mesmo tempo.

No comments:

Post a Comment