Friday, June 21, 2013

Brasil, país chique do úrtimo!!!

Outro dia, um amigo  pediu que lesse um texto que escreveu num blog, sobre sua experiência numa manifestação em Sampa. Bacharel em direito recém formado, foi à Paulista munido de câmera de filmagem e com a assistência de um colega de facu. Prepararam um pequeno script, e foram à luta, pretendendo fazer perguntas a uma ampla gama de pessoas, desde arrumadas patricinhas que descobriram seu lado cívico, travestis perdidos achando que era a parada Gay de novo, operários, estudantes, até aposentados caquéticos e moradores de rua.

Chegaram perto de um óbvio morador de rua, e este disse enfaticamente, ao ver que queriam entrevistá-lo "only English!". Que baita surpresa! Que chique!!! Coisa de Daslu, Oscar Freire! Um morador de rua que só fala inglês! Descobriram que o cara era da África do Sul, e agora estava exercendo a sua nobre e antiquíssima atividade em terra brasilis. Diga-se de passagem, a diferença de nobre para pobre é uma letra só.

Globalização na mendicância! Que chique!

Como somos um país da diversidade, acho que inclusive deveríamos importar alguns moradores de rua francófonos, se não da França, de alguns dos diversos países da África que falam o francês. Quem sabe nosso parceiro presidente da Guiné Equatorial, que tem um senhor AP na Vieira Souto, possa nos ajudar. Seria chique do úrtimo termos pedintes multilíngues nas nossas ruas. Falantes de espanhol não precisam vir, já deve haver bolivianos às pencas. Portugueses não vale, pois falam português, afinal de contas. Poderiamos trazer alguns do Suriname para falar holandês, além de aliciar gregos, que devem estar fazendo qualquer negócio a esta altura do campeonato. Russos e mendigos do leste europeu seriam bem-vindos. Devemos estabelecer um sistema de cotas para os indianos, senão vira bagunça.

Difícil vai ser arranjar pedintes japoneses. Já repararam como não tem mendigos japoneses? Por que será que não existem mendigos japoneses? Algo eles fazem de certo naquela sociedade...

1 comment:

  1. "Algo" fazem certo os japoneses? Eles aprendem desde pequeno que sao parte de uma sociedade e que cada um tem que agir de forma responsável dentro da mesma. EIS a diferença ao Brasil onde... ah, deixa pra lá. Nenhum brasileiro vai entender mesmo...

    ReplyDelete